quarta-feira, 1 de junho de 2011

Por que a grama do vizinho é mais bonita que a minha?


Hoje pensei em fazer um post voltado para o que acontece nos meios criativos de nossa cidade e mostrar de cara uma realidade muitas vezes desanimadora, mas que mostra um canteiro de obras com muitos prédios a serem construídos, acabados e outros infelizmente destruídos.
Para dar início, vou questionar algumas coisas para entendermos um pouco mais sobre a realidade, pensem em uma empresa que você lembra nestes segmentos abaixo:
Loja de eletrodomésticos?
Loja de roupas?
Farmácia?
Suponho que muitos imaginaram, nestes poucos exemplos, empresas que não são de nossa cidade e que talvez até a pouco tempo se instalaram em nossa terra, mas o que não percebemos é o porque e vou tentar explicar os motivos que levam a este cenário.
Bagé é uma cidade com aproximadamente 115 mil habitantes e com perspectivas de crescimento, que os empresários de fora já perceberam e por isso estão cada dia mais instalando lojas e atacando nossa praça, mas isso é saudável, inspira concorrência, que gera qualificação e movimenta o mercado. O problema em tudo isso é a despreocupação do comércio local, pois se conta garantido, não inovando e apostando em receitas que só a minha avó gosta de ver, enquanto os novos concorrentes estão aí, apostando em novas estratégias e criando laços cada vez mais fortes com o público, fazendo do que é daqui se tornar obsoleto e ultrapassado.
O desafio é inovar, mas tenho clientes que me falam, "Não posso gastar muito", mas sempre procuro alternativas que sejam originais e que tenham um bom retorno, com baixo custo de investimento, porém para tudo isso dar certo não apenas nós como criadores devemos acreditar, mas o cliente tem que compreender que ele deve acreditar e dar a razão não aos seus gostos pessoais, quebrando paradigmas e apostando em oportunidades inexploradas.
Nesta corrida, cabe a nós publicitários procurar a melhor alternativa, estudar de verdade, compreender as situações, cenários e propósitos, fazendo não apenas um layout bonito e que não acrescenta em nada para o futuro do cliente, mas sim compreender que o momento é de um processo mais 360º, com apostas mais ousadas e que tenham objetivos claros.
Para os clientes, resta compreender que estamos aqui para ajuda-los e não para simplesmente executar, pois a carga criativa deve partir das agências, dos criativos, não dos administradores que claro, devem sempre entender de marketing para ter uma opinião formada, sobre sua empresa e mercado.
Por fim, quero fazer um convite a todos os publicitários de plantão a trazerem idéias criativas e inteligentes para o nosso mercado carente, pois cidades como a nossa, já possuem empresários mais preocupadas com algo que realmente demanda muita preocupação, que é a imagem de suas empresas, vamos transformar, inovar, vamos estudar de verdade e deixar de lado a preocupação de apenas faturar, vamos dar a nossos clientes resultados e ele compreenderá a importância da propaganda no seu negócio e dará a nós o devido valor que temos em seu futuro.


Espero seus comentários, pois muitas vezes me sinto sozinho com minhas idéias e perspectivas.
Comentem.

2 comentários:

  1. ..acho que a água pra grama da esquerda foi racionada aí léo, heheh
    ..e concordo contigo, criação e administração estão muito próximas, em qualquer veículo mas deveriam mantér a distância perfeita para o nascimento da arte através da melhor jogada prévia e estratégica. Um muro de 2m de divisória tá valendo,com passagem para o brieafing, feito.. heh
    Boa propaganda e bons profissionais da área fazem a incrível diferença. És um deles.
    Parabéns pela matéria, grande abraço.

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  2. Faltou água, isso é verdade. hehehehe...
    Valeu velho, espero que tenhamos profissionais que entendam sua função e façam o melhor dentro dela, tanto publicitários quanto administradores, mantendo o espaço de cada, possibilitando um ambiente que inspire uma relação criativa e de prosperidade para todos.
    Abraço.

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